Entrevista PokerNews: Mori Eskandani, Parte 1
Apesar de ter sido um jogador de ring muito conhecido durante anos, Mori Eskandiari �� conhecido no mundo moderno do poker como um dos dois c��rebros por detr��s da companhia que domina o mercado da televis?o, POKER-PROductions, que teve uma m?o em "Poker SuperStars", "Poker After Dark", "High Stakes Poker", "The NBC National Heads-Up" e a transmiss?o da mesa final do Main Event das WSOP por pay-per-view, entre outros programas de poker.
A entrada de Eskandiari para a produ??o de poker teve um come?o interessante �C tudo come?ou com o homem que inventou as camaras para podermos ver as cartas dos jogadores enquanto jogam.
PokeNews: Diz-nos como entraste para a ind��stria de produ??o de poker.
Mori Eskandani: Come?ou quando conheci Henry Orenstein. Eu e Henry somos bons amigos h�� muito tempo, e ele pediu-me ajuda em 1995 para um projecto que ele tinha em mente onde traz��amos pessoas para assistir um torneio de seven-card stud com os melhores jogadores do mundo, onde ter��amos algum dinheiro e mostr��vamos as cartas, o que era a ideia principal �C ver as cartas dos jogadores enquanto jogavam. Nessa altura t��nhamos uma cassete de demonstra??o dos gr��ficos das cartas, ficava parecido com o que se v�� agora na televis?o. N?o fomos muito bem sucedidos a tentar convencer uma esta??o de televis?o a por o programa no ar. E quer��amos faz��-lo em directo e apenas em directo. N?o quer��amos gravar para depois transmitir como acontece agora. Basicamente, essa foi a minha primeira experi��ncia em tentar produzir um programa de poker para a televis?o.
Depois da WPT ter dado uma licen?a ao produto de Henry, e at�� conseguiram vender �� Discovery, as pessoas viram que consegue ser um ��man de audi��ncias. Depois voltamos atr��s, e conseguimos vender o Poker SuperStars �� FoxSportsNet. A�� foi a minha experi��ncia em editar um programa televisionado que era programado.
PN: Isso at�� era a pr��xima pergunta: Henry Orestein e a sua inven??o da camara. O qu?o importante considera isto para o poker televisionado?
ME: �� tudo! Absolutamente tudo. O Henry mudou a maneira de como a audi��ncia olhava para o poker. Ningu��m gostava de ver poker da maneira que era, e ningu��m pensava que os profissionais fossem mostrar as cartas! Eram as suas ferramentas. Aqui est�� onde as pessoas erraram e o Henry acertou em cheio. Como jogadores profissionais de poker, nunca pens��mos que o poker seria grande o suficiente para beneficiarmos de coisas fora do nosso jogo como patroc��nios e esse tipo de coisas para ganharmos dinheiro. Por isso se a ��nica maneira de os jogadores fazerem dinheiro era pela sua maneira de jogar, eles n?o iriam por em risco o seu bem-estar, mostrando como jogavam. N?o estar��amos confort��veis se algu��m se sentasse atr��s de n��s durante meia hora a nos ver jogar, quanto mais mostrar ao resto do mundo! Deixar todo o mundo ver como jogamos? Seria o fim da nossa carreira, pensamos n��s! N?o haviam assim tantos jogadores!
Henry tinha acertado em cheio. A sua vis?o era: n?o te preocupes. Isto vai tudo arrancar. Voc��s ter?o patroc��nios �C Quero dizer, ele j�� conseguia ver tudo numa altura onde mais ningu��m conseguia ver isso. Era poss��vel que mais algu��m tivesse pensado em mostrar as cartas? Algumas pessoas podiam ter pensado em algo assim, mas ningu��m acreditou nisso! Existem algumas pessoas que dizem ter pensado nisso, mas n?o conhe?o nenhuma �C s�� sei que, est��vamos sentados no Mirage, e o Henry falou-me disto, e come?amos todos a rir, e somos grandes amigos, ent?o ele voltou-se, chamou-me e disse, "Vou fazer este projecto �C n?o me importa o que voc��s pensam". E depois come?ou-me a ligar todas as semanas a me contar a evolu??o do projecto. A ideia come?ou a avan?ar, e eu fui tamb��m andando com a ideia, e ainda bem que o fiz! Ele �� um cavalheiro mais velho, mas ainda est�� afinado. Ele conhece as pessoas e sabe o que elas querem.
PN: Conta-nos sobre o teu papel na POKER-PROductions. O que �� que fazes?
ME: Na POKER-PROductions fazemos praticamente todo o tipo de programa sobre poker. Eu e o Eric Drache, a companhia dele �� a iCare consulting e a minha �� POKER-PROductions, estamos a trabalhar exclusivamente um com o outro para trazer programas de poker de ideias que possamos vir a ter �C por exemplo vamos trazer este e aquele jogador e fazer isto ou aquilo �C falamos com os directores da televis?o e patroc��nios e depois convidamos os jogadores. Como muitos sabem, Eric �� uma lenda de Las Vegas. Ele andava a empurrar as WSOP para a frente quando ainda n?o havia televis?o e Internet. As suas ideias como come?ar sat��lites e coisas assim �C durante 17 anos, ele empurrou o mundo do poker para a frente com um cavalo e carro?a. Agora est�� na Internet �� velocidade da luz. Ele �� muito respeitado, o seu conhecimento �� inigual��vel quando se fala de torneios �C regras e regulamento.
Eu j�� sou um jogador profissional de poker h�� 20 e tal anos, jogando principalmente ring, e decidi basicamente �C que nenhum jogador com a nossa experi��ncia ia sair do poker para vir fazer televis?o. Por isso come?amos cada vez mais a ficar envolvidos nisto, e agora fazemos o Poker After Dark, High Stakes Poker e The NBC National Heads-Up Championship. J�� fizemos muitos, muitos programas juntos.
PN: Qual �� o crit��rio para escolher os profissionais que s?o convidados aos torneios s�� de jogadores convidados?
ME: Basicamente, estamos �� procura de jogadores que jogam bom poker. Em v��rias maneiras, n?o significa que sabem sentar-se e jogar com nuts. Bom poker, significando que conseguem ganhar com v��rios estilos diferentes. Jogadores que consigam mudar de estilo s?o muito excitantes de ver jogar. Um jogador como Daniel Negreanu �� o exemplo perfeito. Ou Antonio Esfandiari. Reparem nesses dois, e o Phil Hellmuth por exemplo. Sammy Farha. Eli Elezra. Mike Matusow. A lista continua. Pessoas que conhecem o jogo, mas que se animam e criam um ambiente divertido porque n?o se pode s�� esperar por cartas. As cartas podem n?o trazer muito divertimento ��s vezes. N?o queremos que toda gente comece a esperar pelas blinds subirem para come?arem a ir all-in no fim do jogo. Estes jogadores conseguem criar situa??es do nada, mesmo que n?o venham grandes cartas. S?o esses os jogadores que procuramos.
Na segunda parte da entrevista que sai amanh?, Mori Eskandani fala sobre a UIGEA, os desafios sobre criar transmiss?es pay-per-view, e a quarta ��poca do "High Stakes Poker" que est�� a caminho.
Nota Ed: Mike Matusow pode ser encontrado a jogar na FULLTILT POKER.