PokerNews Op-Ed: Ser?o as Deep Stacks Boas para Torneios?
Criar estruturas de torneios �� a minha paix?o e uma das coisas que sempre gostei como director de torneio. Tenho estado envolvido na cria??o das melhores estruturas, inclu��ndo as World Series of Poker, Bay 101 WPT Shooting Star, e LA Poker Classic Main Event 2009. Criei amb��m algumas das piores estruturas para torneios de caridade e torneios para a televis?o onde existem restri??es de tempo. A minha paix?o aproxima-se de uma obsess?o pois passo muito mais tempo do que necess��rio a analisar as minhas estruturas e de outros directores de torneios.
[/I]Construir o equil��brio perfeito [/I]
�� preciso ter em conta v��rios factores quando se cria estruturas, inclu��ndo quando queres jogar ((cedo no torneio, n��veis interm��dios , ou n��veis tardios)), mesas dispon��veis, manter a ger��ncia feliz, a dura??o do torneio, e at�� as gorjetas dos dealers. Como director de torneio, estou sempre dividido entre as necessidades da ger��ncia e os desejos dos jogadores, mas sempre estive inclinado para agradar os jogadores. No entanto, o constante pedido de mais fichas deixou-me a pensar se os jogadores sabem realmente o que �� uma boa estructura e se os pedidos das massas ser?o mais importantes do que seguir aquilo em que acredito.
[I]Ser?o os torneios deep-stack realmente as melhores estruturas?[/I]
As grandes quest?es s?o (1) quanto queres que um torneio dure, e (2) onde queres jogar- nas fases iniciais, m��dias, ou finais. Alguns torneios est?o a oferecer o dobro, triplo ou at�� mais fichas, e n?o tenho a certeza de quando isto ir�� acabar. Para acomodar as fichas extra, devem ser dobradas as blinds e eliminados n��veis que podem ser essenciais para o torneio.
Num torneio deep-stack, tens imenso jogo inicialmente, o que permite a um jogador levar uma bad beat ou cometer um erro. Mas, nas fases m��dias a chegar ��s finais o pre?o fica mais alto para quem comete erros e a jogabilidade assemelha-se um bocado a lan?ar dados. Se um torneio com 3,000 fichas iniciais dura entre 16 e 20 horas e um torneio deep-stack com 10,000 fichas iniciais dura o mesmo, faz sentido a estrutura deteriorar as fases m��dias-finais.
Com tantas fichas iniciais, poucos jogadores s?o eliminados nos primeiros n��veis, portanto a m��dia de stacks diminiu com o aumento das blinds, o que causa um efeito el��stico que acaba por rebentar. Ent?o ver��s que grande parte dos jogadores estar�� short stacked nas fases m��dias.
Penso que a jogabilidade deve ser melhor nas fases finais do torneio onde �� mais importante. Com torneios deep-stack, devem ser retirados n��veis ou o evento durar�� at�� de manh? ou precisar�� de mais um dia para terminar. Quando o Borgata ( l��der em torneios deep-stack) triplicou a stack inicial, a mesa final durou menos de 50 m?os e terminou com 100,000-200,000 de blinds e 20,000 de ante. Em contraste, terminamos o Bay 101 em 186 m?os com blind de 10,000-20,000 e 3,000 de ante, e poderia ter durado muito mais n?o tivesse Brandon Cantu dominado o torneio.
Estranhamente, prefiro jogar em torneios deep-stack, mas considero-me um mau jogador em no-limit e espero chegar a uma fase onde consigo ter sorte e ganhar. Numa estrutura equilibrada, �� l��gico que se ficar deep, a habilidade ter�� um papel mais importante. Num recente inqu��rito que fiz descobri que as principais raz?es para os jogadores preferirem torneios deep-stack era - "os patos gostam de jogar deep stack e n?o se importam com o n��veis finais"; "donks gostam de ter mais fichas". Ouvi tamb��m o argumento que com stacks deep ter��s a hip��tese de recuperar de uma bad beat, e que poder��s fazer raises maiores cedo num torneio sem arriscar a tua stack. Os argumentos contra torneios deep-stack incluem "o jogo inicial perde importancia", "e tornam-se festivais de shoves chegando aos n��veis m��dios-finais" e " mesas finais s?o lan?amentos de dados".
Aqui est�� a estrutura t��pica de um torneio deep-stack $300 com n��veis de 40 minutos e 10,000 fichas iniciais:
Level Ante Blinds
1st Level - 25-50
2nd Level - 50-100
3rd Level - 100-200
4th Level 25 100-200
5th Level 25 200-400
6th Level 50 300-600
7th Level 75 400-800
8th Level 100 600-1200
9th Level 200 800-1,600
10th Level 300 1,000-2,000
11th Level 500 1,500-3,000
12th Level 500 2,000-4,000
13th Level 1,000 3,000-6,000
14th Level 1,000 4,000-8,000
15th Level 2,000 6,000-12,000
16th Level 3,000 8,000-16,000
17th Level 4,000 10,000-20,000
18th Level 5,000 15,000-30,000
19th Level 5,000 20,000-40,000
20th Level 10,000 30,000-60,000
21st Level 15,000 60,000-120,000
22nd Level 15,000 80,000-160,000
E aqui fica uma estrutura para o evento LA Poker Classic $300 com 3,000 fichas iniciais (n��veis de uma hora na final table).
Level Ante Blinds
1st Level - 25-25
2nd Level - 25-50
3rd Level - 50-100
4th Level - 100-200
5th Level 25 100-200
6th Level 25 150-300
7th Level 50 200-400
8th Level 50 250-500
9th Level 75 300-600
10th Level 100 400-800
11th Level 100 500-1,000
12th Level 200 600-1,200
13th Level 200 800-1,600
14th Level 300 1,000-2,000
15th Level 400 1,200-2,400
16th Level 500 1,500-2,000
17th Level 500 2,000-4,000
18th Level 500 2,500-5,000
19th Level 1,000 3,000-6,000
20th Level 1,000 4,000-8,000
21st Level 1,000 5,000-10,000
22nd Level 2,000 6,000-12,000
23rd Level 2,000 8,000-16,000
24th Level 3,000 10,000-20,000
25th Level 4,000 12,000-24,000
26th Level 5,000 15,000-30,000
27th Level 5,000 20,000-40,000
28th Level 5,000 25,000-50,000
Como pode ver no final do n��vel 21 num torneio deep stack, estar��s a jogar 80,000-160,000 com uma ante de 15,000 e numa estrutura regular deep est�� em apenas 6,000-12,000 com 2,000 ante. Com um pouco menos de um ter?o das fichas iniciais, estar��s a jogar menos de um d��cimo do montante da big blind de um torneio deep-stack. Isto mostra que o evento com 3,000 fichas iniciais ir�� durar muito mais apesar de come?ar com 120 big blinds, quando comparado com as 200 de um torneio deep-stack.
Torneios deep-stack atraem as massas, o que pode n?o ser uma coisa m��, pois um grupo maior joga mais no in��cio do torneio e ser?o poucos aqueles que ir?o experimentar as blinds maiores nas fases finais. Enquanto que manter os jogadores contentes �� muito importante para mim como director de torneio, penso que �� igualmente importante manter a jogabilidade onde mais interessa.
Fica tamb��m mais caro para os casinos o facto de haver mais jogo no in��cio do torneio, e esse custo �� passado para os clientes atrav��s de comiss?es de entrada mais altas, reten??o de pessoal, ou a ��ltima moda - $5 ou $10 por ainda mais fichas.
Enquanto penso que �� uma boa estrat��gia de marketing colocar Deep Stack, Mega Stack, ou Super Stack no t��tulo, ainda penso que n?o �� necess��rio para todos os torneios se tornarem deep-stack. Assim que os jogadores se tornarem mais experientes e educados, ir?o perceber o truque. A boa not��cia �� que existem tantos torneios diferentes que os jogadores podem escolher o buy-in, localiza??o e estrutura que preferem.
Matt Savage �� um dos directores de torneio mais reconhecidos do mundo e esteve envolvido em mais de 400 eventos televisionados inclu��ndo as World Series of Poker, World Poker Tour, e miutos outros. �� fundador da Tournament Directors Association, o primeiro a entrar na Poker Managers Hall of Fame, e actor no filme "Lucky You". Se tiver quest?es sobre regras, por favor envie para [email protected] ou contacte Matt no seu website SavageTournaments