Poker Chin��s �C Parte II
Ontem fizemos a introdu??o ��s regras do Poker Chin��s, uma variante de poker com 13 cartas que �� o passatempo favorito de muitas estrelas detentoras de braceletes das WSOP. Hoje iremos continuar a discuss?o deste jogo, expandido as estrat��gias b��sicas, os resultados das m?os b��nus, e algumas varia??es do tradicional Poker Chin��s, incluindo uma com 17 cartas, que foi inventada por um vencedor do principal torneio das WSOP.
Para uma recapitula??o das regras b��sicas, por favor leia o artigo da semana passada.
M?os B��nus
J�� sabemos que os jogadores recebem dois pontos quando ganham duas das tr��s m?os "scooping", e quatro pontos quando ganham as tr��s m?os. Em jogos com m?os b��nus, ou "royalties", s?o atribu��dos pontos extra ��s m?os altas. Existem algumas variantes de casino para casino, mas os b��nus t��picos incluem:
? Straight Flush na m?o de tr��s ou do meio: 4 pontos;
? Poker na m?o de tr��s ou do meio: 3 pontos;
? Full house na m?o do meio: 1 ponto
? Trio na m?o da frente: 2 pontos
Variantes de Poker Chin��s
Em muitos jogos de Poker Chin��s com apostas altas, a m?o do meio �� substitu��da por uma m?o de deuce-to-seven lowball. Em vez de formar uma m?o mais forte do que a da frente e mais fraca do que a de tr��s, os jogadores t��m de formar a m?o mais baixa poss��vel na do meio. Em deuce-to-seven, os ases s?o as cartas mais altas, n?o baixa, e os straights e flushes n?o contam. A melhor m?o poss��vel de deuce-to-seven 2-3-4-5-7 (tamb��m chamada de "wheel").
O que tamb��m est�� na moda das apostas altas �� uma vers?o de 17-Cartas que foi desenvolvida por Greg Raymer, vencedor das WSOP de 2004. Jogado com dois ou tr��s jogadores, os jogadores t��m de formar quatro m?os em vez das t��picas tr��s. As m?os de tr��s, meio e frente mant��m-sem mas a quarta �� uma m?o "badugi". Ba-o-qu��?! �� um jogo de quatro cartas low ball em que o objectivo �� construir a melhor m?o baixa com os quatro naipes. Os ases s?o baixos nesta variante, e a melhor m?o poss��vel �� A-2-3-4 ��s cores ("rainbow"), com todos os naipes.
Estrat��gia B��sica
Ao determinar uma m?o, o primeiro objectivo de um jogador dever�� ser n?o fazer perder para um "scooping". Uma m?o de Poker Chin��s de qualidade tem de ter uma "chave" em pelo menos numa das m?os. Por exemplo, numa m?o em que tem flush com Q na m?o de tr��s, dois pares com um 10-10 na m?o do meio e A-A-J na m?o da frente, o A-A-J ir�� ganhar a maioria das vezes. Embora seja dif��cil perder-se com um scooping com estas cartas. O mesmo ser�� verdade quando a m?o de tr��s com um pequeno fullhouse, um flush com K na m?o do meio e um pequeno par na m?o da frente. Embora a m?o de tr��s possa perder para um fullhouse maior, e a m?o da frente para um par maior, o flush com o K na m?o do meio �� a m?o chave. Esta �� uma m?o que quase de certeza n?o ser�� scooped, e em complemento n?o se encontra numa boa posi??o para fazer scoop a m?os mais fracas (i.e. flush/dois pares/As mais alto).
Um erro comum aos jogadores que est?o a come?ar a jogar esta variante de poker �� colocar logo a melhor m?o poss��vel na de tr��s, formando as m?os do meio e da frente com qualquer carta que sobre. Esta no??o �� quase sempre errada, uma vez que uma m?o muito forte e duas fracas quase nunca lhe dar?o o scoop e �� normalmente uma combina??o perdedora quando as contas estiverem todas feitas.
Suponhamos que recebe A? A? K? Q? Q? J? J? 10? 9? 7? 6? 5? 2? ( 3 copas, 3 espadas, 3 paus e 4 ouros). H�� primeira vista, um novato notaria que n?o existe a possibilidade de flush, e que a melhor m?o seria um straight ��s cores. Contudo, se constitu��sse um straight quebraria os tr��s pares da m?o, o nosso novato colocaria o straight com K na m?o de tr��s (K?Q?J?10?9?), os ases no meio (A?A?6?5?2?), e fica com (Q?J?7?) na frente. Da maneira que as m?os est?o formadas agora, esta m?o est�� a pedir para ser scooped. O straight com o K na m?o de tr��s n?o �� muito forte e pode perder para um straight maior, flush e qualquer full house (s?o todas m?os comuns para tr��s). Os ases no meio t��m alguma hip��tese de se aguentarem, mas a Q como carta mais alta na da frente �� um desastre.
E se�� colocarmos o par de ases atr��s? Suic��dio? N?o propriamente. Quebrando o straight com o K, ficamos com tr��s pares altos, o A?A?, Q?Q? e J?J?. Com A?A?6?5?2? atr��s, o Q?Q?10?9?7? no meio e J?J?K? �� frente, temos uma m?o quase chave �� frente (com J-J-K) evitando o scoop, e uma hip��tese de luta no meio com um par de damas.
Quebrar pares �� uma das decis?es mais dif��ceis no Poker Chin��s. Muitas vezes um jogador estar�� tentado a colocar um flush atr��s e ficar com dois pares. O que fazer agora? A regra diz que para n?o dividir dois pares, necessitar�� de um as forte (A-K-x, A-Q-x, A-Q-J) para jogar na frente. Se ficar com 4-4-3-3-A-K-J-9, o 4-4-3-3-9 dever�� ser jogado no meio e o A-K na frente. Se ficar com dois pares altos (A-A-Q-Q ou K-K-J-J) dever?o ser quase sempre divididos, criando uma m?o da frente muito forte.
Aqui tem mais umas dicas para jogar m��ltiplos pares:
$ Com tr��s pares para jogar nas m?os da frente e do meio, o par mais alto dever�� ser jogado na frente.
$ Coloque o kicker mais alto na m?o que seja mais prov��vel empatar. Se jogar um par de reis ou asas no meio, atire o kicker bom nessa m?o. Quando jogar um par m��dio ou baixo na frente, o lugar do kicker �� l��. Quando jogar dois pares no meio, o kicker n?o importa porque �� muito dif��cil empatar com dois pares na mesma m?o.
$ Normalmente vale a pena quebrar dois pares se ficar com um straight ou flush mais fortes atr��s, mas �� m�� ideia quebrar tr��s pares ou mais.
$ Se tiver quatro pares com bons kickers, coloque dois pares atr��s, dois pares no meio e a carta mais alta �� frente (i.e.A-K-Q). Se tiver kickers fracos, jogue dois pares atr��s, um par ao meio e outro �� frente.
Lendo este artigo e seguindo algumas estrat��gias b��sicas, j�� estar�� muito �� frente dos seus oponentes. Experimente o Chin��s. Mas n?o me responsabilize pela adi??o.
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